E por que não ouvir nossos autores lendo os próprios livros ou falando sobre suas obras? Aqui você encontra uma seleção especial de alguns dos nossos vídeos. Se quiser ver mais, é só acessar o canal da Companhia das Letras no Youtube.

Milton Hatoum

Milton Hatoum nasceu em Manaus em 1952. Estudou arquitetura na USP e estreou na ficção com Relato de um certo Oriente, publicado em 1989 e vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance do ano. Seu segundo romance, Dois irmãos, de 2000, mereceu outro Jabuti e foi traduzido para doze idiomas e adaptado para a televisão, teatro e quadrinhos. Com Cinzas do Norte, de 2005, Hatoum ganhou os prêmios Jabuti, Bravo!, APCA e Portugal Telecom. Em 2006, lançou A cidade ilhada, uma reunião de contos breves. Em 2008, sua primeira novela, Órfãos do Eldorado, foi adaptada para o cinema, e em 2013 teve suas crônicas reunidas em Um solitário à espreita. É colunista dos jornais, O Estado de S. Paulo e O Globo. Em 2017, recebeu do governo francês o título de Officier de L'Ordre des Arts et des Lettres.

Noemi Jaffe

NOEMI JAFFE nasceu em São Paulo, em 1962. Doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo e crítica literária, é autora de A verdadeira história do alfabeto, vencedor do prêmio Brasília de Literatura, e O que os cegos estão sonhando?, entre outros.

Ana Maria Machado

ANA MARIA MACHADO é carioca. Foi pintora, jornalista e professora universitária antes de se tornar uma das escritoras brasileiras mais importantes da atualidade. Tem mais de 120 livros publicados no Brasil e no exterior, com cerca de 20 milhões de exemplares vendidos. Ao longo de seus cinquenta anos de carreira, escreveu obras para leitores de todas as idades.

Ruy Castro

RUY CASTRO nasceu em 1948. Começou como repórter em 1967, no Correio da Manhã, do Rio, e passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana. A partir de 1990, concentrou-se nos livros. É autor de biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, e de livros de reconstituição histórica, sobre a Bossa Nova, Ipanema e o Flamengo. É cidadão benemérito do Rio de Janeiro.

Fernanda Montenegro

FERNANDA MONTENEGRO nasceu no Rio de Janeiro em 1929. Estreou como atriz em meados dos anos 1940 e acumula uma extensa lista de produções no teatro, no cinema e na televisão. Recebeu diversos prêmios e comendas nacionais e internacionais.

Eucanaã Ferraz

EUCANAÃ FERRAZ nasceu no Rio de Janeiro, em 1961. É professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor de, entre diversos livros, Sentimental, vencedor do prêmio Portugal Telecom em 2013, e Escuta (2015), ambos publicados pela Companhia das Letras.

Heloisa Murgel Starling

HELOISA MURGEL STARLING nasceu em 1956. Historiadora e cientista política, é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É autora de, entre outros, Os senhores das gerais (1986), Lembranças do Brasil (1999), Brasil: Uma biografia (2015), com Lilia Moritz Schwarcz, e República e democracia: Impasses do Brasil contemporâneo (2017).