E por que não ouvir nossos autores lendo os próprios livros ou falando sobre suas obras? Aqui você encontra uma seleção especial de alguns dos nossos vídeos. Se quiser ver mais, é só acessar o canal da Companhia das Letras no Youtube.

Milton Hatoum

MILTON HATOUM nasceu em Manaus em 1952. Estudou arquitetura na USP e estreou na ficção com Relato de um certo Oriente (1989), vencedor do prêmio Jabuti (melhor romance). Seu segundo romance, Dois irmãos, de 2000, foi traduzido para doze idiomas e adaptado para televisão, teatro e quadrinhos. Com Cinzas do Norte (2005), Hatoum ganhou os prêmios Jabuti, Livro do Ano, Bravo!, APCA e Portugal Telecom. Em 2008, sua primeira novela, Órfãos do Eldorado, foi adaptada para o cinema, e em 2013 ele reuniu suas crônicas em Um solitário à espreita. É colunista dos jornais O Estado de São Paulo e O Globo.

Noemi Jaffe

NOEMI JAFFE nasceu em São Paulo, em 1962. Doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo e crítica literária, é autora de A verdadeira história do alfabeto, vencedor do prêmio Brasília de Literatura, e O que os cegos estão sonhando?, entre outros.

Ana Maria Machado

ANA MARIA MACHADO nasceu no Rio de Janeiro, em 1941. É escritora e tradutora. Escreveu mais de cem livros para crianças, publicados em dezessete países, e também obras para adultos. Em agosto de 2003, tomou posse na Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupa a cadeira número I. No ano 2000, Ana Maria recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel de literatura infanto-juvenil, e em 2001 ganhou nossa maior distinção literária, o Prêmio Machado de Assis, da ABL. Seu primeiro livro infantil é Bento-que-Bento-é-o-frade, lançado em 1977. No ano seguinte, História meio ao contrário ganhou o Prêmio Jabuti. Bisa Bia, Bisa Bel (Salamandra, 1982) recebeu o prêmio de melhor livro juvenil da Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil (FNLIJ). Histórias à brasileira - A Moura Torta e outras (Companhia das Letrinhas, 2002) mereceu o Prêmio Figueiredo Pimentel de melhor livro reconto da FNLIJ. Para o público adulto, a autora escreveu, entre ouras obras, Alice e Ulisses (Nova Fronteira, 1983) e Para sempre (Record, 2001). Ana Maria tem um site oficial: www.anamariamachado.com.

Ruy Castro

RUY CASTRO nasceu em 1948. Começou como repórter em 1967, no Correio da Manhã, do Rio, e passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana. A partir de 1990, concentrou-se nos livros. É autor de biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, e de livros de reconstituição histórica, sobre a Bossa Nova, Ipanema e o Flamengo. É cidadão benemérito do Rio de Janeiro.

Fernanda Montenegro

FERNANDA MONTENEGRO nasceu no Rio de Janeiro em 1929. Estreou como atriz em meados dos anos 1940 e acumula uma extensa lista de produções no teatro, no cinema e na televisão. Recebeu diversos prêmios e comendas nacionais e internacionais.

Eucanaã Ferraz

EUCANAÃ FERRAZ nasceu no Rio de Janeiro, em 1961. É professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor de, entre diversos livros, Sentimental, vencedor do prêmio Portugal Telecom em 2013, e Escuta (2015), ambos publicados pela Companhia das Letras.

Heloisa Murgel Starling

HELOISA MURGEL STARLING nasceu em 1956. Historiadora e cientista política, é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É autora de, entre outros, Os senhores das gerais (1986), Lembranças do Brasil (1999), Brasil: Uma biografia (2015), com Lilia Moritz Schwarcz, e República e democracia: Impasses do Brasil contemporâneo (2017).